Tentei explicar de uma forma simples, sei que tem uma galera que já sabe tudo sobre as técnicas, mas sei que tem outra galera que não sabe e quer saber, então vamos lá!!
Tudo começa com a cabeleireira Lorraine Massey, que desenvolveu as técnicas e as publicou em seu livro CURLY GIR (O manual da garota cacheada). Além de publicar as técnicas ela também criou a marca DEVA CURL que conta com produtos exclusivos para cabelos cacheados.
O objetivo das técnicas é cuidar do cabelo sem agredi-lo, evitando o uso de shampoos, silicones e de petrolatos.
Shampoos mais agressivos, com substâncias que funcionam como um "detergente de limpeza", limpam os fios, porém retiram a oleosidade natural que é benéfica, além de provocar o ressecamento.
Cabelos cacheados e crespos tentem a ser mais ressecados, e este ressecamento é intensificado com o uso de shampoos. Lorraine basicamente sugere formas de cuidado que realmente tratem os fios mantendo-os saudáveis, hidratados nutridos e reconstruídos.
A técnica No Poo (sem shampoo);
Quem segue a técnica NO POO evita o uso dos shampoos e passa a utilizar condicionadores para fazer a limpeza dos fios. Também se evita o uso de produtos que contenham silicones insolúveis e petrolatos.
A maioria dos shampoos contém sulfatos (aqueles que fazem uma limpeza power e que retiram a oleosidade benéfica dos fios) e a maioria dos produtos para cabelo disponíveis no mercado contém PETROLATOS e SILICONES INSOLÚVEIS na formulação, e são substâncias que "grudam" nos fios, mascarando a saúde deles.
Essas substâncias não saem com água, para retirar do cabelo é preciso utilizar os shampoos.
Então como nessa técnica (No Poo) os petrolatos e silicones insolúveis não são permitidos, não há a necessidade de fazer uso dos shampoos para lavar o cabelo, o condicionador é suficiente para fazer a limpeza.
O método de lavagem dos fios é conhecido como CO-WASH e muitas empresas vem desenvolvendo produtos específicos para este fim; já há condicionadores no mercado que atendem aos requisitos da técnica: livres de silicones insolúveis, sulfatos e petrolatos.
Muitos desses condicionadores tem uma substâncias capazes de retirar até silicones insolúveis dos fios, a eficácia vai depender da concentração de suarfactantes da composição.
As substâncias são: Cocamidopropyl betaine, Coco Betaine, cocabetaine, anfótero betaínico e cocoamphopropionate. Essa substâncias estão presentes em shampoos, mas limpam o cabelo sem agredir, entende?
Tem como fazer uma mistura caseira com condicionador e o Cocamidopropyl Betaine (vou tentar trazer essa receitinha pra vocês, mas antes eu preciso testar).
Vamos para o LOW POO!
No LOW POO os shampoo utilizados são mais leves e gentis com os cabelos, porém eles são capazes de retirar substâncias insolúveis dos fios como os silicones.
Todos os produtos utilizados no Low Poo devem ser livres de sulfatos e petrolatos.
As duas técnicas propõem cuidar do cabelo sem fazer uso de substâncias que mascaram a saúde dos fios e sem utilizar shampoos agressivos que provocam o aumento da oleosidade e ressecamento. É uma rotina de cuidados mais saudável.
Agora que entendemos as técnicas você deve estar querendo saber se o produto é liberado ou não. Para isso eu fiz as colinhas que você pode salvar no celular para facilitar;
'Colinha' dos petrolatos:(Os petrolatos são proibidos para ambas as técnicas).
Encontrou um nome desses na parte "composição do produto"? É proibido |
Silicones Solúveis são LIBERADOS para No e Low Poo.
Silicones Solúveis são liberados para No e Low Poo. |
Silicones insolúveis são liberados apenas para a técnica Low Poo.
Sempre trago resenhas de produtos para cabelos e procuro especificar se são ou não liberados para as técnicas.
Já indiquei no Blog um cronograma Low Poo completo: tá AQUI .
Tem outros posts sobre o assunto aqui no Blog:
Petrolato faz mal para o cabelo?
Como identificar os tipos de silicones nos produtos para cabelo
Cronograma Capilar na prática
Tá disponível no Google Docs umas listas de produtos e de substâncias. Tem muita informação sobre as técnicas e são informações gratuitas e atualizadas constantemente.
Os links: Lista Composição e Produtos liberados ♡
Beijos, neneinnxx!!
OPA! Alguém voltou a ficar ligada no 220!
ResponderExcluirMuito explicativo e bem simples de entender. Eu vou reservar um tempo para estudar ainda mais sobre essas técnicas, acho que pode me ajudar a controlar a oleosidade do meu cabelo.
Voltei! Pode ajudar, sim. <3
Excluir